ttt

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) é uma unidade de conservação do cerrado de altitude localizado na Chapada dos Veadeiros,  Patrimônio Mundial Natural da Humanidade (UNESCO) considerado reserva da Biosfera, região Nordeste do Estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino

Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins, por serem as nascentes mais altas do rio que desce a bacia Amazônica, com uma área 650.000 ha, sendo reduzida varias vezes até 65.514 ha nos dias atuais, na divisa dos municípios goianos de Alto Paraíso eCavalcante, o uso público só e permitido em 3% deste total, o restante do Parque  Nacional da Chapada dos Veadeiros é reservado para fins de pesquisa e preservação.

 

O acesso ao Parque Nacional localiza-se junto ao Povoado de São Jorge à 36 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás em estrada parcialmente asfaltada, Nas geocoordenadas 13º51′ a 14°10′ de latitude Sul e 47°25′ a 47°42′ de longitude Oeste.

As caminhadas para os atrativos do parque têm em média 4,5 Km de ida + 4,5 Km de volta dando acesso à cachoeira de 80 m e o Salto de 120 m conhecidos como cachoeiras do garimpão, as Carioquinhas o Cânion II e o Cânion I este somente visitado no período de seca. Todas essas cachoeiras e cânions são no Rio Preto, divisa entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso.

 

O PNCV Foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.

Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás abrangendo cinco municipios: Alto ParaísoCavalcanteColinas do SulSão João D’aliança e Teresina com área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto onde se localiza o ponto mais alto do planalto central com 1676 metros de altitude e as nascentes mais altas da bacia do Rio Tocantins. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz.

A área cortada pelo paralelo 14 é conhecida por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade. Nas trilhas entre serras e veredas são inúmeros os atrativos turísticos como rios, canyons,cachoeiras, águas termais, etc.

Em sua história teve a passagem das Bandeiras no ciclo do Ouro, os remanescentes de quilombos chamados Kalungas, que vivem hoje em povoados como o Engenho e Vão do Moleque, da Comissão Cruz e da Coluna Prestes bem como o ciclo do cristal que resultou na criação do povoado de São Jorge.

 

Chapada dos Veadeiros é um dos pontos do planeta que reflete a luz do sol com maior intensidade visto do espaço por suas formações de quartzo que compõem a geologia da região, a mais antiga do continente é uma das mais antigas da terra.

Nas ultimas décadas a região vem passando por grandes mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento do turismo sustentável que atrai pessoas de todo o mundo e investimentos em pousadascamping’srestaurantes eserviços como o de condutores de visitantes (guia).

Como destino a Chapada dos Veadeiros também conta com um calendário de eventos e festas tradicionais, o Encontro de Culturas Tradicionais, o Festival de Música Instrumental, o Império, a Caçada da Rainha,FoliasRomarias, e muito mais…

Furosemide